segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quanto ao futuro


"Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus"- Levítico 19:31.


por Vilson Ferro Martins - http://www.vozdotrono.com.br/

A Palavra de Deus instrui todos a não consultar adivinhos, pois isto é contaminação. Mas, por que alguém se anima a consultar um adivinho? A resposta é uma só, para "tentar" descobrir ou manipular o futuro.

Às vezes não vamos consultar um "adivinho", no entanto temos atitudes semelhantes, onde exercitamos a adivinhação do futuro, até mesmo fazendo considerações descabidas.

Se pararmos para pensar a respeito, veremos que o homem é impelido à frente exatamente porque desconhece o futuro. Será que se conhecesse, teria o mesmo ímpeto de prosseguir avante? Certamente que não!

Vamos imaginar algumas situações hipotéticas: Alguém sabe que vai prestar o vestibular para medicina, mas não vai passar; isto estimularia tal pessoa a se preparar para o vestibular em outro curso e até mesmo para a vida? Absolutamente que não. Pelo contrário, a desistência seria imediata.

Outra pessoa sabe que seu negócio culminará em falência no futuro; ele se habilitaria a lutar em prol deste negócio? Logicamente que não.

Será que o índice de estressados e suicidas não aumentariam de modo assustador exatamente porque as pessoas saberiam os problemas que estariam a enfrentar no futuro? Penso que sim!

Ainda outra pessoa poderia se animar por saber que se dará muito bem na vida futuramente, no casamento, nos negócios, nos estudos... mas deixaria de adquirir experiências importantes na vida e de ajudar a muitos semelhantes. Em resumo, buscar descobrir o futuro é pura perda de tempo.

Por outro lado, o fato de não sabermos o futuro, também não nos dá o direito de precipitar as dificuldades que se apresentarão no amanhã. Jesus mesmo afirmou que "basta o seu mal para cada dia" - (Mateus 6:34), portanto, se antecipamos o mal, de certa forma estamos com mãos incertas alcançando o futuro e trazendo-o ao presente, ou seja, estaremos vivenciando o mal no presente, que talvez nem existisse no futuro.

A busca pelo "futuro" desencadeia ansiedade, que nos é muito prejudicial. Ansiedades devem ser conhecidas do Senhor, pois Ele não somente conhece todo o futuro nos que diz respeito (a nós), como também, possui todos os recursos disponíveis e inimagináveis para atentar no suprimento de cada uma de nossas necessidades - (Mateus 6:32). Nossa demanda de necessidades nunca será maior do que a Sua demanda de suprimentos.
Portanto, se alguém está desfalecendo e desesperadamente busca descobrir o futuro, deve se voltar para as promessas do Senhor e crer que Ele é poderoso para agir até mesmo no mais simples acontecimento e assim trazer alegria e paz duradoura.
Quanto ao futuro, deixe para o futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário