sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Humildade



...Toda humildade!


"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" - Atos 20:35.

por Vilson Ferro Martins - http://www.vozdotrono.com.br/

O apóstolo Paulo está nos dando uma lição de exercício de função no Corpo de Cristo - a Igreja. Sabemos que todos nós temos um chamado, uns para evangelistas, outros mestres, outros doutores, outros diáconos, outros presbíteros... e quem não tem um chamado específico é chamado para ser servo. Aliás, segundo a santa Palavra de Deus ninguém ocupa um chamado por Deus sem antes preencher a condição de "servo". Observamos o próprio apóstolo evidenciando sobre si esta qualidade, antes mesmo de dizer que é chamado para o apostolado. (Romanos 1:1). Que diferença dos dias atuais!

Ele prossegue descrevendo a "lição", então nós constatamos:

- Seu comportamento diante dos irmãos - "Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós, servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas" (v.18-20)

- Sua perspectiva, mesmo diante da dificuldade - "E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações" (v.22-23)

- A certeza de seu chamado, mesmo em face de sua vida secular - "Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus" (v.24).

- A diligência e severidade no exercício de seu ministério - "Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos" (v. 26).

- A visão era o Verbo Vivo e não a "verba viva" - "De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário. Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram" (v. 33)

- A advertência contra os lobos que certamente viriam - "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; e que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si" (v. 28-30).

Assim, sendo um exemplo em TUDO o que corresponde a ser um cristão, ser servo, com um chamado específico ele admoesta aquele grupo de pessoas (e a nós) que "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber". Nas suas palavras: "Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" (v. 30).

Como excelente despenseiro do que Deus lhe confiou, ele "havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles" (v. 36).

A comoção na Igreja foi imediata e creio eu que uma onda do Espírito Santo envolveu aquelas pessoas - "E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, entristecendo-se muito, principalmente pela palavra que dissera que não veriam mais o seu rosto. E acompanharam-no até o navio" (v. 37).

Que possamos refletir nestas abençoadas palavras e quem sabe levantar um pranto primeiramente por nossas vidas, depois pela igreja, por nossos líderes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário