quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Vau de 2011...2012...!

"E levantou-se aquela mesma noite, [...] e passou o vau de Jaboque. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. [...] Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste." - Gênesis 32:22-28.

por Vilson Ferro Martins - http://www.vozdotrono.com.br/

Sabemos que no texto acima está descrito a luta de Jacó com Deus, antes de transpor o vau do Jaboque. Ele se levantou de noite, pegou sua família, seus pertences e os fez passar o vau, ficando ele só, e lutou com Deus até nascer do sol. Teve seu nome mudado e assim que isto aconteceu, o sol nasceu e ele estava em Peniel, que significa a "face de Deus".

Isto se assemelha as nossas vidas e a atitude que a envolve.

Um dia fizemos nossa decisão, e partimos numa diferente caminhada. Esta decisão, na maioria das vezes envolve toda a família, assim como Jacó fez passar toda sua família, pelo vau. Todo cristão é o intercessor número um de sua família e pela sua família.

O vau do Jaboque para o cristão é este mundo. Há uma luta constante para que consiga transpor este vau. Deus está junto e estamos envolto numa luta constante. Muitas vezes ficamos sós, não da pessoa de Deus, mas de companheirismo, de solidariedade, onde a peleja é mais interna do que externa. É luta de alma, pois, para transpor este vale, muitas renuncias se tornam fundamentais.
Assim como Jacó, não devemos largar Deus em hipótese alguma, mesmo que Ele nos toca na "articulação da coxa" - (nosso eu, orgulho, vaidade). Quantos desígnios de Deus, nós simplesmente não entendemos e devemos aceitá-los apenas pela fé?

Devemos prosseguir lutando na "noite" que terá fim ou para nossas vidas, ou quando do arrebatamento da Igreja. Noite esta que parece não ter fim neste mundo e que traz tantas lutas, dissabores, alegrias, decepções, descontentamentos, desilusões.

À noite, o que mais se percebe é a lua e a pouca claridade que ela possui, todavia, ao amanhecer, nasce o sol e traz luz de modo que podemos andar desprendidos, sem medo de tropeçar. (João 11:9)

Nosso "sol de justiça" é Jesus, e logo após a "noite" passar, O veremos face a face. Veremos de fato como Ele é e então estaremos em Peniel, vendo a face de Deus ou vendo Deus face a face.

Assim como aconteceu com Jacó que teve seu nome mudado para Israel, teremos nosso nome mudado também. Todo aquele que se torna filho ou filha de Deus, já possui um novo nome, porém, ainda não o sabe, mas lá o saberemos, conforme descrito em Apocalipse 2:17. Isto é fantástico, não? Talvez você nem goste muito do seu nome, mas imagine como irá gostar de um nome escolhido ou criado pelo próprio Senhor?

Eu bem sei que assim como eu, você não alcançou tudo que planejou em 2010, porém, alcançamos outras coisas que nem esperávamos. O importante é continuar caminhando, lutando COM Deus (não contra Deus) enquanto é noite, para que possamos em breve contemplar o nascer do Sol da justiça, olhar em Seus olhos e ouvir a mais célebre e doce frase de toda nossa existência que diz: "Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." - Mateus 25:34

Eu te digo: Para transpor o vau do Jaboque, ter um novo nome, ver o sol nascer e se encontrar em Peniel, vale o esforço de perseverar, a cada dia de 2011... até que Ele venha ou nós vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário