quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Vau de 2011...2012...!

"E levantou-se aquela mesma noite, [...] e passou o vau de Jaboque. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. [...] Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste." - Gênesis 32:22-28.

por Vilson Ferro Martins - http://www.vozdotrono.com.br/

Sabemos que no texto acima está descrito a luta de Jacó com Deus, antes de transpor o vau do Jaboque. Ele se levantou de noite, pegou sua família, seus pertences e os fez passar o vau, ficando ele só, e lutou com Deus até nascer do sol. Teve seu nome mudado e assim que isto aconteceu, o sol nasceu e ele estava em Peniel, que significa a "face de Deus".

Isto se assemelha as nossas vidas e a atitude que a envolve.

Um dia fizemos nossa decisão, e partimos numa diferente caminhada. Esta decisão, na maioria das vezes envolve toda a família, assim como Jacó fez passar toda sua família, pelo vau. Todo cristão é o intercessor número um de sua família e pela sua família.

O vau do Jaboque para o cristão é este mundo. Há uma luta constante para que consiga transpor este vau. Deus está junto e estamos envolto numa luta constante. Muitas vezes ficamos sós, não da pessoa de Deus, mas de companheirismo, de solidariedade, onde a peleja é mais interna do que externa. É luta de alma, pois, para transpor este vale, muitas renuncias se tornam fundamentais.
Assim como Jacó, não devemos largar Deus em hipótese alguma, mesmo que Ele nos toca na "articulação da coxa" - (nosso eu, orgulho, vaidade). Quantos desígnios de Deus, nós simplesmente não entendemos e devemos aceitá-los apenas pela fé?

Devemos prosseguir lutando na "noite" que terá fim ou para nossas vidas, ou quando do arrebatamento da Igreja. Noite esta que parece não ter fim neste mundo e que traz tantas lutas, dissabores, alegrias, decepções, descontentamentos, desilusões.

À noite, o que mais se percebe é a lua e a pouca claridade que ela possui, todavia, ao amanhecer, nasce o sol e traz luz de modo que podemos andar desprendidos, sem medo de tropeçar. (João 11:9)

Nosso "sol de justiça" é Jesus, e logo após a "noite" passar, O veremos face a face. Veremos de fato como Ele é e então estaremos em Peniel, vendo a face de Deus ou vendo Deus face a face.

Assim como aconteceu com Jacó que teve seu nome mudado para Israel, teremos nosso nome mudado também. Todo aquele que se torna filho ou filha de Deus, já possui um novo nome, porém, ainda não o sabe, mas lá o saberemos, conforme descrito em Apocalipse 2:17. Isto é fantástico, não? Talvez você nem goste muito do seu nome, mas imagine como irá gostar de um nome escolhido ou criado pelo próprio Senhor?

Eu bem sei que assim como eu, você não alcançou tudo que planejou em 2010, porém, alcançamos outras coisas que nem esperávamos. O importante é continuar caminhando, lutando COM Deus (não contra Deus) enquanto é noite, para que possamos em breve contemplar o nascer do Sol da justiça, olhar em Seus olhos e ouvir a mais célebre e doce frase de toda nossa existência que diz: "Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." - Mateus 25:34

Eu te digo: Para transpor o vau do Jaboque, ter um novo nome, ver o sol nascer e se encontrar em Peniel, vale o esforço de perseverar, a cada dia de 2011... até que Ele venha ou nós vamos!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Não temas

"Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo". - Isaías 41:13.


por Vilson Ferro Martins - http://www.vozdotrono.com.br/

Esta mensagem, logicamente é para todos os leitores, mas especialmente para aqueles que talvez estejam enfrentando situações adversas e orando:- Senhor fale comigo!

Não tenho dúvidas que a palavra do Senhor falará de modo especial e particular com alguns e que será testificado no íntimo de seu coração.

Hoje, o Senhor se apresenta diante de ti e diz: "Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.".

Reconheça-O hoje como Senhor de sua vida e o mais, Ele fará. Mas, o que mais Ele fará irmã(o)?

Que bom que perguntou, pois lá vai a resposta:

Tomar-te pela sua mão direita!

Por que mão direita? Metaforicamente Ele está estendendo Seu APOIO a cada um. Veja que diz em Salmo 73:23: "Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita".

Será que temos idéia do conhecimento que Deus tem de cada um de nós?

Ele nos conhece tão bem a ponto de saber quantos são os cabelos de nossa cabeça. (Lucas 12:27).

Ele nos sustenta até quando dormimos: "Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou". (Salmo 3:5).

Ele é nossa segurança: "Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança" - (Salmo 4:8). "Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei" (Salmo 5:3).

Ele nosso salvo conduto: "Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas". (Salmo 17:8).

Ele nosso conselheiro: "Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite". (Salmo 16:7).
Ele é, portanto, um Deus que está tão próximo que pode nos tomar pela mão direita, assim como nós estendemos a mão para cumprimentar alguém. Aleluia!

Ele também nos diz: "Não temas, que EU te ajudo". È uma proposta do REINO DO UNIVERSO para conosco! Já Imaginou o que significa isso?

Ele faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome. (Isaías 40:26); entretanto, este mesmo Deus, diz: "Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu" - (Isaías 43:1).

Ele nos conhece pelo nome e sobrenome: "Envia, pois, a Jope, e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está em casa de Simão o curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará" (Atos 10:32).

Ele ainda conhece nosso APELIDO: "E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando". (Atos 9:11).

Portanto, "Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti". (Isaías 43:2). (Isso significa que passaremos por águas, rios e fogo...).

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. (Isaías 43:25 - Romanos 8:1).

Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. (Isaías 45:2).
Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. (Isaías 45:3).

Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar... (Isaías 48:17).

Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar! (Isaías 48:18).

Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. (Isaías 49:15).

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Paciencia


"TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" - Eclesiastes 3:1.


por Vilson Ferro Martins - http://www.vozdotrono.com.br/
Nem sempre a vontade de Deus se aplica instantaneamente em nossas vidas como desejaríamos que fosse. Há necessidade de termos discernimento sobre o que Deus nos inclina a fazer. Nosso desejo é que ao elevar nossas petições a Deus, as mesmas se cumpram literalmente assim que nos levantemos, porém, isso não ocorre. Não pelo menos como esperamos.
O que Jesus disse para Maria quando questionou sobre sua intervenção naquela festa de casamento em Caná da Galiléia? - Ainda não é chegada a minha hora. Assim respondeu por que havia uma estreita comunhão com o Pai a ponto se saber exatamente quando e como - seria a hora apropriada para realizar o que tinha que realizar.
Para o povo de Israel - entre Abraão sair de UR dos Caldeus e propriamente dito se instalar na terra prometida, houve MUITAS situações que ocorreram inclusive a peregrinação por 40 anos no deserto. Abraão viu se concretizar somente pela fé.
Neste espaço entre a vontade de Deus e a Sua direção é que aproveitadores, também designados na Bíblia como "falsos profetas", entram para tirar proveito. Sempre parecendo com boas intenções passam a ensinar que não existem desertos, nem aflições, que não existem dificuldades e angustias.
Ensinam que pode-se exigir de Deus isso ou aquilo e que Deus é obrigado a conceder e entregar a tão sonhada terra que mana leite e mel. Ensinamentos perniciosos que levam pessoas a pensarem que no momento seguinte a sua confissão de fé e aceitação da redenção em Jesus, a mesma será tele transportada para o paraíso terrestre, onde viverão em berço esplêndido se tornando obesos espirituais com tantas bênçãos a sua disposição! Deus de fato abençoa a todos, mas, não é bem assim - "No mundo tereis aflições..." (João 16:33)- já apregoou Jesus!
Devemos ser pacientes e esperar em Deus - Esperando, mas agindo, não simplesmente se omitindo.
Lembremo-nos da promessa a Abraão, sua saída de Ur, sua instalação em Canaã, seu filho Isaque, seu neto Jacó, seu bisneto José - que vai para o Egito como escravo - se torna governador do Egito - o crescimento e fortalecimento do povo - sua escravidão - seu resgate - partem para a terra prometida, porém peregrinam 40 anos no deserto... Bem, tudo isso, de certa forma está embutido numa só sentença proferida por Deus: De ti (Abraão) farei uma grande nação!
Como podemos reconhecer se é ou não a vontade de Deus?
Não existe uma definição. O que temos que fazer é seguir o conselho do mestre: "Basta para cada dia. o seu mal... (Mateus 6:34), ou seja, viver cada dia e descansar no Senhor, no que diz respeito as demais coisas.

É exercer a fé, como Davi que disse acerca do futuro: "Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes" - (Salmo 27:13).