sexta-feira, 24 de setembro de 2010


Mente firme!


"Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma" - Salmo 143:8.

por Vilson Ferro Martins - www.vozdotrono.com.br



Na mensagem de ontem foi trabalhada a questão de se ter uma mente firme no Senhor, onde Ele (O Senhor) por sua vez conservará em paz quem assim procede, conforme texto de Isaías 26:3 "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti". Se o texto diz: "mente firme" é porque certamente existe e "mente frouxa"!

Assim, sugerimos que estaríamos falando nesta próxima mensagem sobre "como conservar a mente firme no Senhor", portanto, segue a explanação. Para tanto, dois textos (dentre muitos) serão usados:

1) Salmo 119:165 "Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço".

2) Salmo 119:109 "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho".

A primeira instrução bíblica para se manter a mente firme no Senhor é AMAR A LEI DO SENHOR; amar a Sua Palavra; também conhecida como Escrituras ou Bíblia Sagrada. Amar, não apenas "gostar" ou "ter certo conhecimento" ou "já ouviu falar". É amar, assim como Jesus Cristo amou Sua Igreja e se entregou por ela. É colocar no topo de suas prioridades e relacionamentos!

Muito provavelmente alguém pode sugerir radicalismo, todavia, está mais do que comprovado que nem todos os livros, nem todos os tipos de entretenimento estão conseguindo tornar as pessoas mais felizes. Pelo contrário. Cada dia mais o ser humano desce um degrau rumo ao submundo do desespero, do medo, do fracasso... da perdição. Resumindo, se a prioridade na vida de alguém se tornar Deus e Sua Palavra, tudo o mais é enfrentado com ousadia e na mais pura e original paz que excede todo o entendimento. Se assim não for o resultado apontará para vaidade e correr atrás do vento. Resultado produzido invariavelmente pelo entretenimento.

No outro texto, ou seja, em Salmo 119:105 observamos Deus dando duas maravilhosas e importantes instruções. Vamos a elas:

a) "Lâmpada para meus pés é a Tua Palavra" - Isto diz respeito ao presente; ao aqui agora. Diz respeito à atitude do(a) interessado(a), seu posicionamento (no presente) que evidenciará o resultado futuro. Assim, quem tem a Palavra de Deus como lâmpada para seus pés - no presente... terá... Luz para seu caminho!

b) "E luz para o meu caminho" - Isto diz claramente respeito ao futuro. Ao que virá. Diz respeito ao que nos aguarda no futuro!

Portanto, quem possui instruções bíblicas a mão e as observa, medita sobre, e a coloca em prática JÁ terá seus pés, ou seja, o curso de sua vida ILUMINADO pelo Senhor, MAS, não para por aí, não somente o presente lhe é assegurado, mas igualmente o futuro. Também desfrutará de clareza, de instrução, de discernimento, de sabedoria para tomadas de decisões e posicionamentos futuros (luz para o caminho, ou, luz divina iluminando a jornada).

O resultado é "mente" firme no Senhor! Assim como o profeta disse: "Até aqui nos ajudou o Senhor" - ou seja, ele estava dizendo algo assim: "Deus foi tão fiel até aqui, mesmo diante de tantas tribulações e infortúnios que enfrentamos que me deixa em paz e a vontade para seguir avante confiante nEle. Ele não falhou até aqui, prova incontestável de que NÃO FALHARÁ no futuro". Compreende?

Isto é ter a mente firme no Senhor que por Sua vez nos conserva (por completo - espírito, alma e corpo) em PAZ!

Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário