sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Homenagem aos pais

Homenagem aos pais!
"Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem"- Salmo 103:13.
por Vilson Ferro Martins - www.vozdotrono.com.br

Próximo domingo é um dia festivo, conhecido como "dia dos pais", todavia, para alguns pode ser que tal data não se compatibilize com seus sentimentos que distorcidos por uma vida difícil e em meio a tantas aflições, já não acalentam esse folguedo na alma. Afinal, somos humanos e como tal temos sentimentos, portanto, quando somos decepcionados e até fustigados por quem mais amamos isso nos causa traumas que poderão - se não tomarmos cuidado - interferir em nossa conduta pelo resto de nossas vidas.

Pode ser que alguém, assim como eu, não tenha o pai que desejaria ter, haja vista as decepções advindas ao longo da caminhada e que nessa caminhada acabaram por surgir muitas feridas. Aliás, quando crescemos temos mesmo a tendência de achar que nossos pais não são tudo o que imaginávamos que fossem.

Bem, mas chega o dia dos pais e, logicamente, as memórias se realinham, então temos a chance de OU demonstrarmos que o amor de Deus em nossas vidas... tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta OU continuaremos amargurados e martirizados como que possuindo uma bolsa de veneno dentro do peito e que de tempo em tempo um pouco dele se derrama em nossa corrente sangüinea nos envenenando um pouco mais retroalimentando as feridas.

Aprouve ao Senhor unir um homem e uma mulher para que dessa união nós viéssemos à existência. É preciso entender isso para que nossos pais não sofram injustiças como se quiséssemos colocar culpa neles por contratempos que vivemos. O Salmo 139:14-16 deixa claríssimo o posicionamento divino quanto ao nosso nascimento quando afirma: "Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia".

Percebemos claramente que o Senhor é o maior interessado em nossas vidas e que Ele é quem de fato vela por nossas almas desde antes de sermos realmente formados como pessoa, portanto Ele é de fato e de verdade nosso verdadeiro Pai.

O pai terreno, seja ele branco, negro, mulato, índio, rico ou pobre, com recursos ou sem recursos, morando numa mansão ou numa casinha rudimentar, pós-graduado ou apenas com o primário ou mesmo analfabeto...ele é a pessoa neste mundo, cujo Senhor confiou à tarefa de fornecer a "matéria-prima" para nossa existência, portanto, devemos valorizá-lo por tal ato de bravura.

É errado focar nossos pais do ponto de vista crítico questionando a maneira como viemos ao mundo. Por que nascemos neste país; por que ele tem que ser meu pai; por que ele faz isso, aquilo ou aquiloutro? Cada pai dará conta no dia do juízo por si mesmo, sua família e seus filhos. Não compete aos filhos julgá-los. Não compete argüi-los. Às vezes erram, mas querendo acertar, afinal, não foram "pais" antes!

O que compete aos filhos é HONRÁ-LOS, pois se tal acontecer, serão bem sucedidos neste mundo e ainda terão vida longa e prospera. Inclusive, quando a Palavra convoca os filhos para "honrar" pais, não impõe condição, ou seja, não está escrito: "honre teu pai, somente se...". A honra é devida sempre! Aliás, a condição que se impõe é a prosperidade, ou seja, "honre" e "te irás bem".

O que vai produzir essa honra aos pais - mesmo que do nosso ponto de vista eles não mereçam?

Vai proporcionar Deus se revelar como Pai de modo que tudo o que esperamos de nossos pais terrenos (e eles falharam), será suprido numa boa medida, recalcada, sacudida e transbordante e jamais falhará.

Sou um testemunho vivo disso que estou escrevendo. Permaneci longo nove anos sem conversar com meu pai e sem perdoá-lo, afinal - "EU É QUE ESTOU CERTO", pensava eu...mas o dia que resolvi procurar meu pai - com todos seus defeitos - e pedir-lhe perdão, minha vida mudou completamente em TODOS os sentidos.

Deus começou a se revelar a mim como aquele "pai" de uma maneira que jamais poderei explicar a você com palavras.

Só mesmo honrando aos pais terrenos (independente de quem ou como são) e sendo fiel ao Senhor, para permitir que Ele se revele a nós como Pai, pois, se Ele foi o primeiro a nos acompanhar nessa jornada terrena (Salmo 139), igualmente nos propiciará companhia de um paizão que espera um dia nos reencontrar lá na glória!

Veja, honrar pai não significa concordar com as coisas que praticam, mas honrar a pessoa como seu progenitor. Disso Deus se agrada!

Procure seu pai - se ele ainda está vivo - dê-lhe um abraço, perdoa-lhe e saiba que ele foi apenas uma "ferramenta" de Deus para trazer-lhe ao mundo e que seu negócio de fato e de verdade é com o Verdadeiro Pai!


Abraços a todos os pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário